quarta-feira, 11 de março de 2009







Ramificações do Yoga

Existem vários caminhos e tendências no Yoga, mas todos têm um objetivo único: a libertação. Os caminhos mais conhecidos são:

Raja-Yoga (yoga da mente); Karma-Yoga (yoga do dever); Mantra-Yoga (yoga do poder do mantra); Hatha-yoga (yoga da vontade); Bhakti-yoga; (yoga da devoção) Jnana-Yoga (yoga do conhecimento); Laya-Yoga (yoga da dissolução de tensões); Tantra-Yoga; Kundalini yoga; Siddha Yoga (ou Maha yoga, a grande yoga, abrangendo todas as linhas do yoga).

Embora existam maneiras diferentes de praticar Yoga e os caminhos sejam vários, a ciência do yoga é um só.

Algumas pessoas acham que a Hatha-yoga é física e que a Raja-yoga é espiritual.

Mas isto é um engano. Se você estudar o texto Hatha yoga Pradipika, você verá que o capítulo final é sobre o estado de Samadhi, união com o Espírito Supremo. Da mesma maneira, o texto principal da Raja yoga, que é o Yoga Sutras de Patanjali, termina com o estado de Samadhi, união com o divino. Assim sendo, a meta é a mesma, é a união com Deus que está dentro de nós.

O Hatha Yoga Pradipika diz que yoga é acalmar as flutuações da respiração. O Yoga Sutras de Patanjali, afirma que yoga é acalmar as flutuações da mente.

A mente pode flutuar em muitas direções em uma fração de segundo, mas a respiração só tem um percurso: inspiração e expiração. Assim, segundo o Hatha yoga Pradipika, controlar a respiração e observar seus ritmos, aquieta a mente.

Embora, o Yoga Sutras comece com o controle da mente e o texto da Hatha yoga com o controle do prana, da respiração, os dois tem o mesmo objetivo e não há diferença entre eles. A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Ao controlar a respiração, você controla a mente, e ao controlar a mente, você tranqüiliza a respiração que se torna calma e ritmada.

Os dois textos dizem que yoga é a união da mente com a alma. Portanto, praticar yoga é unir corpo e mente. É unir corpo, mente e inteligência à profundidade da alma.

Raja-Yoga significa Yoga real. Este sistema foi criado por Patanjali, no século II d.C. em seus Yoga Sutras. É uma disciplina prática que visa conhecer nossa verdadeira natureza através do controle e da tranqüilização da mente.

Nestes aforismos de Patanjali, no Sutra dois, temos a definição de Yoga: “Yoga é o cessar das modificações da mente” É aquietar as ondas da mente, que se modificam a todo instante. É o controle das ondas de pensamentos da mente.

Patanjali codificou o yoga, reuniu e compilou uma série de técnicas, métodos e doutrinas diferentes existentes desde os tempos mais antigos. É uma prática que visa o controle e a tranqüilização das oscilações das ondas mentais porque a mente está sempre em ebulição, passando de um pensamento a outro, sempre aflita, inquieta e desordenada. Deste modo, alcança-se a libertação, a paz interna, a felicidade verdadeira, a união com o divino em nosso interior.

As oscilações e flutuações da mente são causadas pelos kleshas, as fontes de aflição:

Avidya - (ignorância de nossa verdadeira natureza)
Asmita - (egoísmo)
Raga - (atração)
Dvesha - (aversões)
Abhinivesha - (medo de morrer).

Estas aflições podem ser dissolvidas através de abhyasa (estudo, prática) e vairagya (desapego).

A prática proposta por Patanjali é o Ashtanga Yoga, caminho prático de oito passos ou oito estágios do yoga em busca da alma, em busca da união com o divino em nosso interior:

1. Yamas - harmonização do ser humano com a sociedade com mandamentos morais universais;
2. Niyamas - harmonização interna do ser humano com ele mesmo, autopurificação pela disciplina;
3. Asanas (posturas físicas);
4. Pranayama (controle rítmico da respiração, exercícios respiratórios);
5. Pratyahara (abstração e interiorização dos sentidos);
6. Dharana (concentração da mente)
7. Dhyana (meditação)
8. Samadhi (estado de união com o divino, alcançado através da meditação profunda).

Yamas e Niyamas controlam as emoções e as paixões, harmonizando o indivíduo com seus semelhantes. São as qualidades que o praticante deve adquirir para prosseguir no caminho. Elas têm o objetivo de fazer que a pessoa tenha consciência do Dharma, do dever, agindo em sintonia com as leis da Natureza. Constituem o código ético do Yoga.

Yama nos diz o que deve ser evitado para não causar danos a nós mesmos e às outras pessoas. Abrange cinco princípios éticos que são:

1. Ahimsa (não-violência)
2. Satya (veracidade)
3. Asteya (não roubar, não nos apropriar indevidamente do que não nos pertence).
4. Brahmacharya (controle do prazer sensorial, equilíbrio).
5. Aparigraha (desapego)

Estes princípios de um correto viver são universais e formam a base do Yoga. A essência de Yama é não causar danos ou ofender nenhuma criatura em pensamento, palavra ou ação.

Niyama nos diz o que devemos fazer para o nosso bem e da sociedade.

É um conjunto de práticas pessoais que devem ser observadas. Elas purificam o corpo e a mente estabelece a disciplina na vida diária.

Em seus Yoga Sutras, Patanjali enumera os cinco princípios do niyama:

1. Saucha (limpeza do corpo e da mente)
2. Santosha (contentamento)
3. Tapas (auto-esforço, ardor, disciplina).
4. Svadhyaya (estudo de si mesmo; estudo e recitação das escrituras, canto dos mantras).
5. Ishavara Pranidhana (auto-entrega, a oferenda de todas as suas ações a Deus).

O yoga de Ashtanga é sabido também como do “o yoga poder”, e para uma razão muito boa. As posturas do yoga de Ashtanga são menos a fazer com meditação e mais a fazer com força. A maioria das posturas do yoga de Ashtanga são muito mais difíceis do que com outras disciplinas do yoga; isto significa que o yoga de Ashtanga é muito popular com atletas e outro que é cabido muito.

As posturas do yoga de Ashtanga são apropriadas para qualquer um com um nível decente da aptidão que é usada ao exercício físico. Os povos novos ao exercício e novos ao yoga devem evitar posturas do yoga de Ashtanga até que construam acima de sua aptidão.

As posturas usadas no yoga de Ashtanga são usadas também no yoga muito mais menos intenso que a Hatha. A diferença é que quando o Hatha yoga consistir em poses discretas, o yoga de Ashtanga “amarra” estes poses junto a ser executados na sucessão rápida, aumentar a força. Há seis séries de posturas do yoga de Ashtanga, com o cada um que focaliza em uma parte específica do corpo e da mente. Os estudantes devem praticar e tornar-se proficientes em cada série antes que se movam na seguinte, porque cada série prepara estudantes para seguinte.

Cada série de posturas do yoga de Ashtanga envolve uma seqüência de estar, de sentar-se, de inversão, de balançar e da torcer em poses incluindo o cão ascendente, o cão descendente, e poses para diante estando da curvatura.

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